quarta-feira, 9 de junho de 2010

Delmiro Gouveia


É um município do estado de Alagoas, no nordeste brasileiro,tem um clima quente e seco, uma população acima de 47.000 habitantes, a economia se baseia na indústria textil, comércio, agricultura e pecúaria.
Uma de suas principais atrações é o museu Delmiro Gouveia, como atrativo também se encontra na cidade, uma parte do cânion do São Francisco. Entre os festejos, estão as festa da padroeira em outubro e o carnaval.
É o único município de Alagoas que faz divisa com a Bahia, Sergipe, Pernambuco.
A principal atração do município é sua própria história, que pode ser pesquisada no Museu Delmiro Gouveia. Como beleza natural, a cidade ostenta parte do cânion do São Francisco.
Antigamente seu nome era Pedra e quando Delmiro Gouveia chegou à cidade em 1903 existia ali apenas uma pequena estação da Ferrovia Paulo Affonso e umas poucas casas de taipa. Até a água precisava vir de trem. Quando Delmiro morreu assassinado, em 1917, a então Pedra já contava com cerca de 6.000 moradores.Para minorar o problema de falta d'água que chegava de longe, no trem semanal, Delmiro logo construiu o açude do Desvio, no córrego Paricônia, e no ano de 1907 fez a barragem no Riacho de Mosquita, para construir o açude de Pedra Velha.

Em grande parte graças às ações pioneiras de seu afamado morador Delmiro hoje o município que leva seu nome tornou-se uma das mais importantes cidades do interior de Alagoas.
Essa é a cidade natal de nossa amiga Weslla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário