quarta-feira, 23 de junho de 2010

Fim





Aqui terminamos o nosso blog. Estamos voltando para Farroupilha, sentimos muita saudade dessa cidade, que apesar de sempre termos acreditado ser o fim do mundo, ela é a nossa cidade, amada e adorada.
Adoramos a nossa viagem passamos por lugares lindos e conhecemos muitas pessoas diferentes.
Rio Grande do Sul é um dos melhores estados, e para confirmar esse amor pelo estado vai uma linda música desse estado.

Eu quero andar nas coxilhas sentindo as "flexilhas" das relvas do
chão
Ter os pés "roseteado" de campo ficar mais trigueiros com o sol
de verão
Fazer versos cantando as belezas desta natureza sem par
E mostrar para quem quiser ver um lugar pra viver sem chorar
É o meu Rio Grande do Sul, céu, sol, sul, terra e cor
Onde tudo que se planta cresce e o que mais floresce é o amor
É o meu Rio Grande do Sul, céu, sol, sul, terra e cor
Onde tudo que se planta cresce e o que mais floresce é o amor
Eu quero me banhar nas fontes e olhar horizontes com Deus
E sentir que as cantigas nativas continuam vivas para os filhos
meus
Ver os campos florindo e crianças sorrindo felizes a cantar
E mostrar para quem quiser ver um lugar pra viver sem chorar
É o meu Rio Grande do Sul, céu, sol, sul, terra e cor
Onde tudo que se planta cresce e o que mais floresce é o amor
É o meu Rio Grande do Sul, céu, sol, sul, terra e cor
Onde tudo que se planta cresce e o que mais floresce é o amor

Brasil



Brasil
Cazuza

Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim

Não me convidaram
Pra essa festa pobre
Que os homens armaram pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada antes de eu nascer

Não me sortearam
A garota do Fantástico
Não me subornaram
Será que é o meu fim?
Ver TV a cores
Na taba de um índio
Programada pra só dizer "sim, sim"

Brasil
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim

Grande pátria desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair
(Não vou te trair)


Essa é uma música que fale do Brasil, e Cazuza foi um grande cantor e compositor.

domingo, 20 de junho de 2010

Parnaíba



Estamos agora em Parnaíba, Piauí, tam mais ou menos 146 mil habitantes. Localiza-se na bacia hidrográfica do Rio Parnaíba e é cortada por este que se divide em vários braços formando o famoso Delta do Parnaíba. A única praia do município é a da Pedra do Sal, ideal para o surf, kite surf e wind surf. Outro manancial da cidade é a Lagoa do Portinho, uma das mais famosas atrações turísticas, que devido ao avanço das dunas pode desaparecer.
Visitamos a Praia da Pedra do Sal, que por sinal é muito bonita. A Pedra do Sal é dividida em duas partes: o lado Manso e o lado Bravo. O lado Manso tem poucas ondas, é de baixa movimentação e boas condições para pescaria e descanso. O lado Bravo é útil para esportes radicais como surf e asa delta.Decidimos visitar o lado bravo e ver as pessoas saltando de asa delta. Foi lindo...

sábado, 19 de junho de 2010

Planalto da Borborema


Resolvemos visitar não um mas vários estados da região nordeste do Brasil, pois estavamos curiosos com um planalto que impede a passagem da chuva e provocando seca.
O Planalto da Borborema, é uma região montanhosa brasileira no interior do Nordeste. medindo aproximadamente 250 km de norte a sul, indo de Alagoas, passando por Pernambuco, Paraíba e chegando ao Rio Grande do Norte.
Descobrimos o porque desse nome, é que Borborema quer dizer "terra infértil, estéril".
Visitamos Campina Grande (Paraíba), qu é conhecida como a "Rainha da Borborema", por situar-se no topo e no centro do Planalto, e por ser o entrocamento, a congregação de mais de 60 municípios que formam o Compartimento da Borborema, o maior entreposto comercial, educativo, de saúde e economia do interior da Região Nordeste.

Salvador



É uma cidade brasileira, capital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil. Salvador é uma metrópole nacional com quase três milhões de habitantes, sendo a cidade mais populosa do Nordeste, a terceira mais populosa do Brasil.
Possui um clima tropical predominantemente quente, com maior concentração de chuvas no inverno e verão seco. Chega a extremos de 15°C no inverno e a 38°C no verão. A brisa oriunda do Oceano Atlântico deixa agradável a temperatura da cidade mesmo nos dias mais quentes.
O relevo de Salvador é acidentado e cortado por vales profundos. Conta com uma estreita faixa de planícies, que em alguns locais se alargam. A cidade está a 8 metros acima do nível do mar.
A capital baiana é dividida em duas partes: a Cidade Alta, a maior delas (e mais recente), e a Cidade Baixa, cortada por faixas litorâneas. Existem elevadores que fazem o transporte entre as duas.
O Pelourinho de Salvador é um local repleto de construções coloniais de diferentes tons de cor. Então, por todo o valor histórico-cultural, atualmente, o nome consta no Registro Histórico Nacional, é chamado de Centro Cultural do Mundo pela UNESCO e, ainda, a UNESCO certificou esse sítio histórico como Patrimônio da Humanidade.
O Pelourinho está dentro do Centro Histórico de Salvador, o qual é tombado pela UNESCO, e, assim, permite a Salvador ser membro da Organização das Cidades do Patrimônio Mundial.
Partiscipamos da Festa de São João, que na capital tem o nome de "Arraiá da Capitá" e se concentra no Parque de Exposições, reunindo cantores de várias parte do Brasil e do estado da Bahia, barracas com comidas e bebidas típicas.

Fernando de Noronha


É um arquipélago pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco, formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupando uma área de 26 km², situado no Oceano Atlântico.
Após uma campanha liderada pelo ambientalista gaúcho José Truda Palazzo Jr., em 1988 a maior parte do arquipélago foi declarada Parque Nacional.
Fernando de Noronha é um local de Mergulho recreativo de nível internacional. Com águas quentes ao seu redor, mergulhos a profundidade de 30 a 40 metros podem ser feitos agradavelmente sem necessidade de usar roupa de neoprene.
É um lugar lindo, o mais lindo que visitamos. Têm belas praias, vimos golfinhos, que também são lindos.
O clima é tropical, com duas estações bem definidas: uma chuvosa, de janeiro a agosto, e uma seca no restante do ano. As maiores pluviosidades ocorrem de março a julho, com valores que podem atingir 193,5 mm em 24 horas. Os meses mais chuvosos são os de março e abril. O mês de outubro registra valores mínimos, onde a máxima precipitação em 24 horas não ultrapassa 9,0 mm. A temperatura média é de 25º C, com amplitude de 4,1º C, sendo os meses de janeiro, fevereiro e março os mais quentes. A umidade relativa do ar está em torno de 81,5 %, com pouca variação, em face das características da ilha. A insolação média anual é de 3.215 horas, com máxima em novembro e mínima em abril.
Se comparada à costa brasileira, a flora marinha de Fernando de Noronha não apresenta riqueza e diversidade de espécies. Este fato ressalta a peculiaridade do ecossistema marinho do arquipélago, onde poucas espécies conseguem adaptar-se. Talvez isto se deva à ausência de nutrientes básicos ao crescimento destas algas, já que correntes quentes empobrecidas de matéria orgânica sejam características de Fernando de Noronha.
O Arquipélago de Fernando de Noronha reúne sítios ecológicos específicos para uma fauna marinha exuberante, devido a sua posição geográfica distante do continente e bem no curso da Corrente Sul Equatorial, bem como quanto à natureza dos seus ambientes, fato comprovado em diversos trabalhos de pesquisa. Vários estudos ao longo dos anos levantaram as ocorrências de moluscos (168 famílias) , crustáceos (72 espécies), além de grande quantidade de peixes ornamentais residentes e cardumes migratórios sazonais.
Nos hospedamos na Pousada da Morena, é uma das cinco mais bem estruturadas pousadas do arquipélago.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Delmiro Gouveia


É um município do estado de Alagoas, no nordeste brasileiro,tem um clima quente e seco, uma população acima de 47.000 habitantes, a economia se baseia na indústria textil, comércio, agricultura e pecúaria.
Uma de suas principais atrações é o museu Delmiro Gouveia, como atrativo também se encontra na cidade, uma parte do cânion do São Francisco. Entre os festejos, estão as festa da padroeira em outubro e o carnaval.
É o único município de Alagoas que faz divisa com a Bahia, Sergipe, Pernambuco.
A principal atração do município é sua própria história, que pode ser pesquisada no Museu Delmiro Gouveia. Como beleza natural, a cidade ostenta parte do cânion do São Francisco.
Antigamente seu nome era Pedra e quando Delmiro Gouveia chegou à cidade em 1903 existia ali apenas uma pequena estação da Ferrovia Paulo Affonso e umas poucas casas de taipa. Até a água precisava vir de trem. Quando Delmiro morreu assassinado, em 1917, a então Pedra já contava com cerca de 6.000 moradores.Para minorar o problema de falta d'água que chegava de longe, no trem semanal, Delmiro logo construiu o açude do Desvio, no córrego Paricônia, e no ano de 1907 fez a barragem no Riacho de Mosquita, para construir o açude de Pedra Velha.

Em grande parte graças às ações pioneiras de seu afamado morador Delmiro hoje o município que leva seu nome tornou-se uma das mais importantes cidades do interior de Alagoas.
Essa é a cidade natal de nossa amiga Weslla.

Rio de Janeiro


Rio de Janeiro é a capital do estado de mesmo nome.É a segunda metrópole do país,situada no sudeste do Brasil.
É a cidade mais conhecida no exterior por suas belas praias,pelo Cristo Redentor que é uma das sete maravilhas do mundo moderno e pelo Maracanã que é um dos mais conhecidos.
Representa o segundo maior PIB do país,com cerca de 140 bilhões de reais, é sede das duas maiores empresas brasileiras, a Petrobras e a Vale.
O Rio de Janeiro está assentado sobre três grandes maciços: o da Pedra Branca, o de Gericinó e o da Tijuca.
Seu litoral tem 197 quilômetros de extensão, inclui mais de 100 ilhas que ocupam 37 km².O clima é classificado como tropical atlântico, e a média anual das temperaturas é de 23,1 °C.
A cidade conta com importantes parques e reservas ecológicas, como o Parque Nacional da Tijuca, considerado "Patrimônio Ambiental e Reserva da Biosfera" pela UNESCO, o Parque Estadual da Pedra Branca, o Complexo da Quinta da Boa Vista e o Jardim Botânico, o mais antigo do Brasil, o Jardim Zoológico do Rio, o primeiro zoológico nacional, o Parque Estadual da Pedra Branca, que abriga o ponto culminante do Rio de Janeiro.